Caro(a) Professor(a)
Entendemos que um dos principais focos do Estudo da biologia é compreender o mundo, os seres vivos e suas relações. O professor das Ciências Naturais deve buscar alternativas didáticas que possam proporcionar ao educando aulas práticas que busquem o desenvolvimento de competências básicas a construção do conhecimento científico e suas inter-relações com o seu cotidiano, para tanto o texto abaixo trás algumas sugestões de estratégias didáticas que o docente pode utilizar no seu fazer pedagógico, além do que traremos esclarecimentos de sites que permitam o acesso a diversas ferramentas tecnológicas voltadas ao Ensino de Biologia.
Algumas Sugestões de Atividades Práticas direcionadas ao Ensino da Biologia e Sugestões de softwares livres para suporte e atividades utilizando o computador e a Internet
ATIVIDADES PRÁTICAS INCLUSAS NAS AULAS EXPOSITIVAS
(1) Estudo de insetos:
O objetivo deste trabalho é levar o aluno a desenvolver conhecimentos da ciência entomológica, de tal maneira que eles sejam capazes de: (i) Identificar os Arthropda da Classe Insecta mediante suas características morfológicas; (ii) Reconhecer outros grupos de Arthropoda como: Crustáceos (Camarões), Aracnideos (aranhas e escorpiões), Chilopodos (centopéias) e Diplopodos (piolhos de cobras); (iii) Reconhecer as principais ordens dos insetos; (iv) Elaborar uma pequena coleção entomológica com os insetos representantes das ordens estudadas; (v) Confeccionar um pequeno livro explicando as características dos insetos e sua importância e descrevendo os insetos coletados, destacando seu papel no meio ambiente; (vi) Compreender o papel dos insetos no equilíbrio ambiental; (vii) Identificar a importância dos insetos pelos benefícios e transtornos que podem causar ao homem, aos animais domésticos e às plantas; (viii) Despertar a curiosidade para investigar um fenômeno envolvendo insetos com repercussão na vida humana.
(2) Origami no ensino de Ciências (construção de dioramas):
A confecção de animais e plantas e sua organização em dioramas permitem ao aluno explorar as relações entre fauna e flora em um ambiente ou a evolução destas ao longo do tempo. Os alunos irão pesquisar para a elaboração de um determinado diorama (floresta, pântano, rio, oceano, lago, etc), quais as características gerais e específicas do ambiente que se deseja reproduzir e levantar dados acerca das condições climáticas predominantes, os tipos de animais que estão nele relacionados, a vegetação que os acolhe; onde estão localizados cada um desses ambientes, entre outros. É uma excelente ferramenta para motivar a discussão sobre diferentes habitats; as relações entre predador e presas; entre animais de diferentes grupos em associações; aspectos de cadeias alimentares, entre outros. Os alunos podem explorar os animais que confeccionar para analisar as semelhanças e diferenças destes com os animais reais, ampliando seu senso de observação e percepção de detalhes, de proporcionalidade e sua capacidade de estabelecer conclusões a partir daquilo que observa e registra.
(3) Construção de Modelos Anatômicos e Simulação de Processos Biológicos a partir de Materiais Reutilizáveis:
A oficina tem por objetivo apresentar técnicas de ensino que se utilizam da reciclagem e do reaproveitamento de matérias para construção de materiais didáticos pelos próprios alunos, com o propósito de estimular o professor a sempre encontrar uma maneira de tornar práticos os conteúdos escolares. A construção pelo próprio aluno permite uma aproximação mais real com o conteúdo, visto que o aluno manipula as peças, ordena a seqüência das estruturas e faz suas devidas ligações. Além disso, a técnica apresentada é de baixo custo e pode ser desenvolvida mesmo que a escola disponha de poucos recursos financeiros; ressaltando a importância do reaproveitamento e da reciclagem de materiais atualmente, principalmente no que se refere ao processo de formação de cidadãos com posturas éticas diante de nossas problemáticas.
(4) Desenvolvendo conhecimento com material botânico.
Através de atividades práticas os alunos serão levados a: 1) identificar os diferentes grupos de organismos fotossintetizantes; 2) reconhecer as algas verdes, vermelhas e pardas mais comuns da região; 3) reconhecer as partes que compõem uma samambaia; 4) reconhecer as estruturas reprodutoras de um esporófito de uma samambaia; 5) reconhecer os componentes de uma flor completa e suas respectivas funções; 6) aprender as técnicas adequadas de coleta, fixação e herborização de macroalgas, pteridófitas e angiospermas; 7) preparar uma coleção didática para uso em salas de aula; 8) discutir a importância de conhecer, entender e preservar a biodiversidade.]
Trabalhos com textos diversos
(5) Trabalho com textos
O trabalho teve início com a apresentação da proposta e do livro “Gente, bicho, planta: o mundo me encanta” de Ana Maria Machado (1984). O conto “Um problema chamado coiote” deve ser lido pela professora, mais de uma vez, as ilustrações podem ser mostradas a cada página. Finda a leitura, construiu-se na lousa a teia alimentar que é o cerne da história, a partir das indicações dadas pelos alunos. Juntos, professora e alunos classificaram os níveis tróficos dos seres vivos da teia e listaram uma série de conceitos envolvidos na história como consumidor primário, desequilíbrio ambiental, herbívoro, entre outros. É importante notar que esses conceitos fazem parte do conteúdo específico de ciências, mas não eram mencionados explicitamente na história.
Teia alimentares é o conteúdo específico de ciências deste trabalho. Trabalhar com um conteúdo de ciências no qual os alunos apresentam certo domínio deve ser uma escolha proposital, uma vez que o foco do trabalho da escrita do texto informativo do tipo causa e efeito e não o aprofundamento dos conceitos de ecologia, embora eles sejam necessários e utilizados o tempo todo.
O uso dos diferentes conceitos de ciências no entendimento do texto original, na produção do texto informativo, na discussão e revisão com os colegas proporciona oportunidades de auto-regulação do processo de aprendizagem dos alunos..
Alguns pontos importantes a serem destacados: “Como deve ter início um texto informativo de ciências?”, “que informações devem constar?”, “qual o vocabulário mais indicado?”, “que palavras ressaltam as relações de causa e efeito?”
Os alunos precisaram usar os conceitos aprendidos para escrever um texto apropriado, tem que interpretar várias situações da narrativa de uma nova maneira, a partir do ponto de vista da Ciência. Durante o momento de leitura inicial os alunos podem fazer comentários como: “Ah, isso quer dizer carnívoro” ou “Essa é uma situação de desequilíbrio”; evidenciando o reconhecimento dos conceitos ecológicos em uma nova situação e num tipo de texto diferente dos utilizados usualmente em Sanmarti (1997) salienta ainda que ensinar a ler, falar e escrever textos científicos é uma necessidade das aulas de ciências e não apenas pelas características textuais específicas, mas porque um texto científico somente é válido se aquilo que se diz faz sentido a partir da própria ciência.
Entre as características de textos da área de ciências naturais destacamos:
• Intenção informativa e expositiva.
• trama descritiva,
• vocabulário preciso e formal,
• linguagem objetiva,
• uso de verbos na terceira pessoa,
• predomínio de orações enunciativas.
Endereços de sites diversos
(6) Algumas Sugestões de Endereços de Softwares Livres para trabalhos com recursos tecnológicos voltados as aulas de Ciências:
Uso de Mapas na Web como recurso didático
Com a ampla utilização de mapas na web 2.0, tanto para localizar algum endereço como para viajar a algumas cidades sem sair do próprio navegador, com os novos recursos do Google Maps, bem como navegar no espaço com SKY para conhecer um pouco mais sobre o sistema solar, as constelações, entre outros, é possível pensar na utilização desses recursos como recursos didáticos para as áreas de Geografia, Física e Astronomia do ensino fundamental e médio.
Experimentos virtuais gratuitos para uso em sala de aula
Projeto da Universidade do Colorado em Boulder disponibiliza gratuitamente simulações de física, matemática e química para serem incorporadas por professores em suas aulas. Muitas estão em português e podem ser salvas para serem usadas sem conexão com a internet.
Espaços de Difusão Científica atendem Escolas
Espaços para divulgação científica da ciência e popularização do conhecimento de forma lúdica e acessível visam aproximar o público leigo do mundo científico sem o rigor acadêmico de livros e artigos de divulgação. A partir destes espaços, os alunos podem interagir com os experimentos, fazendo descobertas por si só. Vários estados disponibilizam museus interativos com este foco.
Website disponibiliza materiais didáticos online
O website Domínio Educação, disponibilizado pela UOL, possui um acervo composto por diversos conteúdos referentes às disciplinas curriculares de ensino fundamental e médio, que podem auxiliar alunos os alunos em suas atividades escolares e professores na apresentação de temas diversificados no trabalho em sala de aula.
Projeto de Ensino de Ciências disponibiliza livro na Internet
Projeto "ABC na Educação Científica - a Mão na Massa" disponibiliza na Web, por meio do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, o livro "Ensinar Ciências na Escola: da educação infantil à quarta série", em formato PDF. A obra é destinada à educação infantil e primeiras quartas séries do ensino fundamental e tem por objetivo subsidiar os professores em diversos temas do ensino de ciências em sala de aula.
Portal oferece cursos gratuitos e materiais didáticos para educadores
Portal Klickeducação disponibiliza a Escola do Professor, que abrange um conjunto de cursos gratuitos, totalmente à distância, direcionados à formação de educadores. Através de um cadastro prévio, o professor tem acesso a todo o material, apostilas, matérias e artigos. Ao término de cada módulo, o professor é avaliado para que possa receber o certificado através da agência dos correios.
Tese demonstra: quadrinhos podem ser utilizados no ensino de Ciências Naturais Pesquisadora da área de Ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, analisa as potencialidades das histórias em quadrinhos escritas por Maurício de Sousa, enquanto subsídios didáticos que despertam o interesse e a compreensão de alunos do Ensino Fundamental em diversas áreas do conhecimento.
Superinteressante disponibiliza arquivo de textos para consultas online A revista Superinteressante oferece todo o seu arquivo de textos, gratuitamente, pela Internet. Mais de doze mil páginas de suas edições, publicadas nos últimos vinte anos, estão disponíveis para consulta e leitura através do web site, além de fórum para discussão dos temas abordados nas revistas.
Simulações Virtuais para o Ensino de Ciências
Programas que ilustram experimentos com os quais se podem fazer demonstrações e simulações estão disponíveis na Internet gratuitamente, no site do MEC, no projeto RIVED.
EXPERIMENTOS
(7) Experimento: produção de oxigênio pelas plantas
Material:
• ramo de Elodea sp;
• funil de vidro;
• tubo de ensaio;
• bicarbonato de sódio;
• cuba de vidro;
• lâmpada incandescente de 150W;
• caixa de fósforos de segurança;
• arame fino;
• suporte universal (opcional);
• lápis marcador;
• Água.
Montagem e procedimento:
1. Dissolva o bicarbonato de sódio em água, na proporção de 15g por litro;
2. Coloque a água com o bicarbonato de sódio em uma cuba de vidro;
3. Mergulhe os ramos de Elodea sp na água e cubra-os com um funil de vidro invertido, de modo que o mesmo fique completamente submerso;
4. Faça pequenos ganchos com o arame, para fixar o funil a mais ou menos 1cm do fundo da cuba;
5. Encha o tudo de ensaio, com a mesma água da cuba, tape-o com o dedo e inverta-o sobre o tubo do funil (muito cuidado para não entrar ar neste processo);
6. Caso haja necessidade, prenda o tubo de ensaio em com ajuda de um suporte universal, para que o mesmo fique em posição vertical;
7. Marque o nível inicial do ar dentro do tubo de ensaio
8. Coloque o conjunto sob a fonte luminosa (a lâmpada de 150W);
9. Faça observações a cada hora;
10. Depois de algumas horas, pelo menos 4 horas, quando o nível da água estiver baixo, tape, com o dedo o tudo de ensaio. Acenda um palito de fósforo, deixe queimar um pouco, e sopre para apagar a chama, mas deixe uma estilha de madeira em brasa. Gire o tudo de ensaio, retire o dedo da boca do tubo e introduza a brasa do palito de fósforo no tubo rapidamente.
(8) Prática: produção de amido nas folhas
Material:
• Lugol;
• Papel alumínio;
• Cuba de vidro;
• Um receptáculo para ferver água;
• Bico de Bunsen;
• Tripé de ferro;
• Um gerânio (Pelargonium sp);
• Água;
• Álcool (70%).
Procedimento:
1. Cubra parcialmente uma folha do gerânio e deixe a planta exposta ao Sol por cerda de dois dias inteiros;
2. Arranque do gerânio a folha coberta e uma folha descoberta;
3. Mergulhe as duas folhas em água fervente por alguns segundos;
4. Mergulhe as folhas em álcool, aquecido em banho-maria (não exponha o álcool diretamente ao fogo, pois é inflamável), até que o mesmo fique esverdeado;
5. Retire as folhas, espere um pouco, para que o álcool seque, e goteje lugol nas folhas.
6. Observe e anote os resultados;
(9) Observação das Células na Epiderme da cebola
(10)Núcleo Célula
REFERÊNCIAS E FONTES DE PESQUISA
LEHNINGER, A. L; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 2a. edição. São Paulo: Savier, 1995.
LOPES1, P. C. Ensino dirigido de biologia: Botânica: 2o. Grau. 2a. edição. São Paulo: Nacional, 1978.
LOPES2, S. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.
MACAHDO2, S. Biologia para o Ensino Médio: volume único. São Paulo: Scipione, 2003 (Coleção De olho no mundo do trabalho)
SILVA, M. C. M da; SASSI, R. C. P.; DINIZ, T. M. Práticas de Biologia. João Pessoa: CEFET-PB, 2000.
WANDERLEY, S. B. de S. Manual de experiências laboratoriais. Treinamento de Professores de Ciências Promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, Pombal, 2002.
Profª Rita Patrícia Almeida de Oliveira
Doutorando em Enso das Ciências - UFRPE
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