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domingo, 4 de março de 2012

PÁGINAS TEXTUAIS DO PROJETO DE TCC



Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das Ciências
INTRODUÇÃO

Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasAqui você deverá escrever tudo sobre os dados do local onde será desenvolvida sua pesquisa, versar sobre o tema específico, também deverá estar à justificativa e descrever as etapas do projeto.

Justificativa – Essa pesquisa surgiu da necessidade de...

Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasNesse primeiro capítulo abordaremos o problema de pesquisa, os objetivos...., no segundo capítulo versaremos sobre os autores que darão suporte ao tema, no terceiro capítulo trataremos a metodologias e suas etapas, no quarto capítulo destacaremos a análise de dados que...Terminar a introdução com o problema de pesquisa.
1.1  Objetivo Geral
1.2  Objetivos Específicos
1.3  Hipótese
Objetivos Gerais
Avaliar, analisar, aplicar, apreciar, comparar, compreender, conhecer, considerar, crer, demonstrar, desenvolver, reconhecer, saber, usar, aceitar, assumir, cooperar, gostar, interessar-se por, julgar, manifestar, prever, reforçar

Objetivos Específicos



(o aluno terá habilidade e competências para....)
Anotar, apontar, caracterizar, calcular, coletar, determinar, deduzir, definir, descrever, detectar, discriminar, distinguir, dizer, desdobrar, especificar, aumentar, explicar, estruturar, estabelecer, escolher, elaborar, exemplificar, formular, grupar, identificar, indicar, listar, planejar, preparar, relacionar, responder, representar, selecionar, transferir, aplicar, assimilar, classificar, contrastar, diferenciar, enunciar, escolher, exemplificar, listar, formular, localizar, responder, resolver, selecionar, sintetizar.

Exemplo objetivo geral
  • Conhecer situações de emergência e trauma enquanto cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas, visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento em serviço de saúde.

Exemplo objetivo Específico
  • Caracterizar as diferentes formas de afecções do tórax em pediatria bem como aspectos da lesão de esôfago por ingestão de cáusticos.
  • Reconhecer situações de risco e planejar cuidados adequados a cada situação




































2.   Fundamentação Teórica
2.1
2.2

Esta seção aborda o assunto das citações, que trata-se da menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
O autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo reproduzi-lo literalmente (citação direta), interpretá-lo, resumi-lo ou traduzi-lo (citação indireta), ou extrair uma informação de uma fonte intermediária.
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasDe acordo com a NBR 14724 (AGO 2002), recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, entre outros elementos.
O item 5.6 da NBR 14724 orienta que “as citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520”. Portanto, as regras referentes à citações, que podem ser diretas ou indiretas, se encontram na NBR 10520 (AGO 2002).
 Citações diretas
Para citações diretas com mais de três linhas, deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda. A citação ficaria da seguinte forma:
Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com força superior, bastante para fazer as regras de conduta, para construir o Direito. Dessa necessidade nasceu o Estado, cuja noção se pressupõe conhecida de quantos iniciam o estudo do Direito Tributário. (MACHADO, 2001, p. 31).
Importante observar que nas citações diretas deve-se colocar o sobrenome do autor (em letra maiúscula), o ano da publicação da obra e o número da página onde foi retirado o texto.
Por outro lado, na lista de referências bibliográficas, ou seja, no final da monografia, deverá constar a referência completa da seguinte forma:
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. A seguir, temos o exemplo deste tipo de citação:
Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificaram formalmente a vaidade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano”.
Na lista de referências:
BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1995.
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das Ciências Citações indiretas
Citações indiretas (ou livres) são a reprodução de algumas idéias, sem que haja transcrição literal das palavras do autor consultado. Apesar de ser livre, deve ser fiel ao sentido do texto original. Não necessita de aspas. A seguir, alguns exemplos de citações indiretas:
De acordo com Machado (2001), o Estado, no exercício de sua soberania, exige que os indivíduos lhe forneçam os recursos de que necessita, instituindo tributos. No entanto, a instituição do tributo é sempre feita mediante lei, devendo ser feita conforme os termos estabelecidos na Constituição Federal brasileira, na qual se encontram os princípios jurídicos fundamentais da tributação.
Conforme visto supra, nas citações indiretas, diferentemente da citações diretas, não é necessário colocar o número da página onde o texto foi escrito.
 Notas de rodapé
No que se refere a notas de rodapé, de acordo com a NBR 10520, deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações do texto e o numérico para notas explicativas.
As notas de rodapé podem ser conforme as notas de referência (ver tópico 3.5) e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor.
Exemplos:
_____________________
1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976).
2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2ª parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).



 Notas de referência
Ao fazer as citações, o autor do texto pode fazer a opção de colocar notas de referência, que deverá ser feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.
A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa.
Exemplo: No rodapé da página:
_____________________
8 FARIA, José Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 1994.
 Conforme visto supra, a primeira citação de uma obra, obrigatoriamente, deve ter sua referência completa. As citações subseqüentes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, podendo ser adotadas expressões para evitar repetição desnecessária de títulos e autores em nota de rodapé.
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasAs expressões com abreviaturas são as seguintes:
a) apud – citado por; 
b) idem ou Id. – o mesmo autor;
c) ibidem ou Ibid. – na mesma obra;
d) sequentia ou et. seq. – seguinte ou que se segue;
e) opus citatum, opere citato ou op. cit. – na obra citada;
f) cf. – confira, confronte;
g) loco citato ou loc. cit. – no lugar citado;
h) passim – aqui e ali, em diversas passagens;
 Notas explicativas
Notas explicativas são as usadas para a apresentação de comentários, esclarecimentos ou considerações complementares que não possam ser incluídas no texto, devendo ser breves, sucintas e claras. Sua numeração é feita em algarismos arábicos, únicos e consecutivos e não se inicia a numeração a cada página.


1            Metodologia

3.1        Tipo de Pesquisa (Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, quantitativo, de campo, bibliográfica e etnográfica,...)

3.2  Universo da Pesquisa (Descrever o local onde será realizada a pesquisa, inclusive a Diagnose da escola)


3.3  Público-alvo (Descrever a quantidade especifica e os personagens da pesquisa)

3.4  Procedimentos Metodológicos (São as etapas especificas que você irá realizar ou acompanhar)

3.4.1  Visitações (descrever)
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das Ciências3.4.2  Observações (descrever)
3.4.3  Entrevistas (descrever as etapas)
3.4.4  Questionários (descrever as etapas)
























4     ANÁLISE DE RESULTADOS


Nesse Momento serão analisados os dados das entrevistas e questionários aplicados com os participantes do projeto.

  1. (Pergunta)

Quadro 1
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das Ciências
Categorias
Nº de Pessoas participantes (%)

10

05

05
Total
20

Obs 1. Deve ser do maior número de respostas para o menor
Obs 2. Embaixo da tabela deve ser feita a análise dos dados coletados e distribuídos nos quadros.

Você também pode utilizar gráficos diversos.















5     Considerações Finais (Resultados Esperados)

Ao término de nossa pesquisa esperamos......

Ou

Nossa pesquisa procurou... Descreveu... Percebeu...
Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Em outras palavras, a conclusão é a síntese dos resultados da monografia. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasO autor poderá manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. Na conclusão, o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuição ao tema, aos objetivos e à hipótese apresentada.
NOTA – É opcional apresentar os desdobramentos relativos à importância, síntese, projeção, repercussão, encaminhamento e outros.


























6     CRONOGRAMA

(Essa página só existe no projeto e não na monografia)


Fases da Pesquisa
(Atividades)
MESES
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Pesquisa bibliográfica e documental
X
X
X
X






Elaboração das perguntas da entrevista e construção do questionário, com pré-teste


X
X
X





Realização das entrevistas e aplicação dos questionários



X
X
X




Tratamento dos dados, sistematização e análise das informações





X
X



Crítica por meio de sua apresentação a várias pessoas






X
X


Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasRedação final da monografia







X
X
X

Fases da Pesquisa
(Atividades)
2000
2001
Out
Nov
Dez
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Escolha do tema e formulação do problema
X
X
-
-
-
-
-
-
-
-
Levantamento bibliográfico
X
X
X
X
X



-

Formação do marco teórico de referência

-
-
X
X
X
-
-
-

Elaboração do projeto
X
X
X
-
-
-
-
-
-
-
Elaboração de instrumentos de coleta de dados
-
-
-
X
X
-
-
-
-
-
Coleta de dados e trabalho de campo
-
-
-
-
X
X
-
-
-
-
Análise de dados
-
-
-
-
-
X
X
-
-
-
Redação final da monografia
-
-
-
-
-
X
X
X
X
X






















7     Referências (Por ordem alfabética e pelas normas da ABNT) NBR 6023
Elemento obrigatório e imprescindível da monografia, elaborado de acordo com a NBR 6023.
Entende-se por referências o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificação individual.
As referências podem ser identificadas por duas categorias de componentes: elementos essenciais e elementos complementares.
 Elementos essenciais
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasSão as informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos essenciais são estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.
Exemplo:
STORINO, Sérgio Pimentel. Odontologia preventiva especializada. 1. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1994.
 Elementos complementares
São as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. Alguns elementos indicados como complementares podem tornar-se essenciais, desde que sua utilização contribua para a identificação do documento.
Exemplo:
CRUZ, Anamaria da Costa; CURTY, Marlene Gonçalvez; MENDES, Maria Tereza Reis. Publicações periódicas científicas impressas: NBR 6021 e 6022. Maringá: Dental Press, 2002.
NOTA – Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento. Quando isso não for possível, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes.
 Regras Gerais
Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em seqüência padronizada.
As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas.
Os modelos de referências estão exemplificados na NBR 6023. A seguir, alguns exemplos de referências usadas mais comumente em nossas monografias.
  Livro
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasCURTY, Marlene Gonçalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002.
 Artigo de revista
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
 Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico
MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2003.
 Documento jurídico em meio eletrônico
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. RT Legislação.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de janeiro, 2000.
______. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
CURTY, Marlene Gonçalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.





















Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das Ciências

8     Anexos



















8.1 Questionários
8.2 Entrevistas
8.3 Fotos
8.4 Figuras
8. textos
 
Figura 1. Legenda                         Figura 2. Legenda
Texto 1.
Rita Patrícia Almeida
Ms. no Ensino das CiênciasAprendendo a viver

Aprendi que se aprende errando
Que crescer não significa fazer aniversário.
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim.
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face.
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida.
Que amar significa se dar por inteiro
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
Que se pode conversar com estrelas
Que se pode confessar com a Lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso
Que se deve ser criança a vida toda
Que nosso ser é livre
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a Paz interior.
"Não podemos viver apenas para nós mesmos.
Mil fibras nos conectam com outras pessoas;
e por essas fibras nossas ações vão como causas
e voltam pra nós como efeitos."

(Herman Melville)


OI PESSOAL,

ESTE É O MODELO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. SÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES.

BEIJOS!

PROFª RITA PATRÍCIA

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